Prezados sócios,
Aproximam-se as eleições no nosso Clube, a serem realizadas no dia 08 de agosto de 2024, na Sede Central. Cabe-nos apresentar aos associados a PRESTAÇÃO DE CONTAS da nossa administração nestes últimos anos.
Recebemos a gestão do CAER em Julho de 2018 das mãos do competente Maj Brig Vinicius. Mesmo tendo executado um árduo e profícuo trabalho durante quatro anos, em virtude da conjuntura da época, o Maj Brig Vinicius passou por dificuldades na questão financeira, sendo, inclusive, obrigado a demitir 37 funcionários para diminuir despesas do Clube.
Após uma excelente transição dirigida por ele, recebi o CAER com 167 mil reais em caixa, mantendo quase toda a mesma diretoria até hoje.
Procuramos realizar um trabalho baseado em eficiente gestão, ou seja, aumentando receitas e diminuindo despesas, exatamente como fazemos em nossas casas.
Fomos cumprindo etapas no melhoramento das instalações das 3 (três) Sedes, ao mesmo tempo em que procurávamos guardar e aplicar, mensalmente, recursos financeiros para termos uma reserva de caixa.
Hoje, o Clube possui mais de 6 milhões de reais aplicados e todas as melhorias já realizadas, e ainda em curso, são feitas com receitas do próprio mês, sem que toquemos nas aplicações.
É bom lembrar que, quando assumimos, a Sede Lacustre estava fechada há quatro anos em razão da baixa frequência e consequente, prejuízo mensal, obrigando meu antecessor a interditar a Sede, decisão acertada na época.
Tomando conhecimento disso, assim que assumi, reuni a diretoria e fomos visitar a referida Sede. Após quatro anos fechada, obviamente as condições eram péssimas.
Iniciamos obras de reestruturação, que duraram nove meses, ao custo de cerca de R$170.000,00. Por fim, logo após a pandemia, em 1º de outubro de 2021, reinauguramos a Sede Lacustre totalmente reformada.
Para a nossa felicidade, a frequência melhorou consideravelmente, principalmente de associados, e hoje a Sede tem sido muito procurada e elogiada. Em janeiro deste ano tivemos um comparecimento recorde, com receita de mais de R$40.000,00, demonstrando que investir na reabertura foi uma decisão acertada, já que a Sede Lacustre é um dos dois únicos patrimônios pertencentes, efetivamente, ao CAER.
Listamos, a seguir, algumas melhorias realizadas ao longo destes quase seis anos de gestão:
Na Sede Lacustre:
- Reforma geral das instalações (troca das janelas de madeira do refeitório por esquadrias de alumínio /substituição dos boxes de acrílico nas oito suítes, por blindex/melhorias no deck de madeira e pintura geral da Sede);
- Construção de uma segunda churrasqueira e reforma dos pedalinhos;
- Modernização das suítes (troca de ar-condicionado /substituição das louças dos banheiros);
- Troca dos aparelhos de ar-condicionado do refeitório e da cozinha;
- Estabelecimento de taxa “day use” para visitantes, o que aumentou as receitas da Sede;
- Complementação do muro divisório junto à estrada/da cerca limítrofe com o condomínio vizinho e reforma do portão principal; e
- Aquisição de uma pick-up Fiat Strada;
Na Sede Central:
- Aquisição de gerador para o salão Costa Hall (400 pessoas), de modo a garantir a plena realização dos eventos;
- Adaptações do terraço para eventos (criação de banheiros feminino e masculino e instalação de guarda-corpo de blindex, em prol da segurança e comodidade dos usuários);
- Substituição da concessionária do restaurante, com comprovada melhoria da qualidade dos serviços prestados;
- Criação do Departamentos de Contratos e do Departamento Náutico;
- Em curso, instalação de sistema de alarme e combate a incêndio em toda Sede, incluindo portas de pânico no Salão Costa Hall (400 pessoas), atendendo as normais atuais do Corpo de Bombeiros, que permitirá a obtenção de alvará atualizado para realização de eventos - investimento de aproximadamente R$400.000,00;
- Compra e colocação de quatro aves exóticas nos dois viveiros, que estavam vazios há anos;
- Obtenção, por meio de assinatura de convênio com o DECEA, da churrasqueira, hoje chamada “Espaço Bela Vista”, totalmente reformada;
- Aquisição de um Nissan Sentra e de um Fiat Fiorino;
- Substituição da Central Telefônica de cabo para nuvem;
- Substituição do ar-condicionado central do Salão Costa Hall por aparelhos split modernos e de grande potência;
- Implantação de energia solar; e
- Estamos em vias de realizarmos um sonho antigo, de várias gestões anteriores. Deveremos assinar, em breve, o contrato para a construção e gestão de uma grande Marina, com 208 vagas molhadas para veleiros e lanchas de 26 a 60 pés de comprimento. Essa realização, sem dúvida, colocará o Clube em outro patamar de grandeza. Esse projeto está sendo tentado há mais de três anos pela dificuldade na obtenção das várias licenças. A Licença Ambiental do INEA, a mais difícil delas, só conseguimos em fevereiro passado. Serão três meses de obras. Se tudo der certo, em novembro estaremos com a Marina em funcionamento.
Na Sede Barra:
- Implantação de painéis solares nos telhados do restaurante, da cozinha e dos hangares 2 e 3;
- Implantação de energia solar no estacionamento da Barra para atender o condomínio do Prédio Santos-Dumont, no centro da cidade, onde temos nove andares. Além disso, ganhamos sombra para os nossos carros, e recebemos R$ 5.000,00 mensais pela concessão do espaço;
- Fechamento, cobertura e iluminação de duas quadras de tênis;
- Reforma do Salão Colonial, com novo "layout", novos banheiros e troca de piso;
- Reforma da antiga Sala Vip, hoje denominada “Salão Elegance” (100 pessoas), com a instalação de dois novos banheiros, novo "layout", troca de piso e novos aparelhos de ar-condicionado;
- Construção da nona churrasqueira, próxima aos campos de futebol;
- Substituição do guarda-corpo das piscinas de ferro para blindex e alumínio;
- Solução judicial, favorável ao Clube, do imbróglio de delimitação de área com o Sr. Zé da Lagoa, que se arrastava por anos;
- Aquisição de gerador de 155KVA para atender parte da Sede, de modo a garantir a realização dos eventos e o funcionamento do restaurante e administração;
- Melhorias na iluminação da orla da lagoa com acolocação de holofotes de LED;
- Reforma dos vestiários dos campos 1 e 2;
- Revitalização dos equipamentos de ar-condicionado e dos computadores da Administração;
- Construção de um novo estacionamento para motos;
- Melhorias na piscina, com a instalação de escada para idosos e novos chuveiros e adaptação para pessoas com deficiência;
- Recuperação da iluminação automática das quadras de tênis;
- Compra de equipamentos de grande porte para a manutenção das instalações, como máquina “arenadora” para gramados, cortadores motorizados, compressores, etc;
- Compra, recuperação e customização de três containers para utilização pelos clubes de futebol acolhidos;
- Recuperação, iluminação e homologação do heliporto;
- Reformas gerais (banheiros masculino e feminino do restaurante/garagem/oficina/ alambrados das quadras de tênis/casa debombas da piscina);
- Instalação de banco de capacitores para energia reativa e consequente redução das despesas de energia elétrica;
- Instalação de sistema de vigilância por câmeras em toda a Sede;
- Fechamento da academia de ginástica com"drywall", dentro do ginásio, inclusive com a instalação de sistema de refrigeração;
- Troca dos antigos holofotes por 60 luminárias em LED, com melhoria considerável da iluminação dos campos 1 e 2 e economia de energia elétrica;
- Reforma geral e registro da pista de pouso de grama; e
- Contratação de empresa especializada para implantação de novo sistema de acesso por reconhecimento facial.
Bem, companheiros, essa foi uma prestação de contas de itens mais relevantes da nossa administração e do trabalho da competente Diretoria nestes últimos anos.
O nosso querido Clube está bonito, revitalizado, forte financeiramente e seguindo firme desde o início o nosso lema: "O CLUBE PARA OS SÓCIOS"!
Rio de Janeiro 17 de julho de 2024.
Maj Brig R1 Marco Antonio Carballo PEREZ
Presidente do Clube de Aeronáutica